Páginas

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Tres irmãos deuses.

Estão prontos jovens guerreiros? Trago para vocês a primeira postagem de muitas se DEUS quiser do blog, postarei aqui geralmente nas segunda e nas sextas de cada semana, um assunto ou uma biografia de cada integrante da mitologia grega.
Hoje começaremos com 3 deuses, mais não 3 deuses comum são os DEUSES! Os mais conhecidos, os mais fortes, os 3 irmãos são eles ZEUS - Rei dos Deuses , Poseidon - Deus dos Mares , Hades - Deus dos Mortos.
Trago uma pequena biografia de cada um deles .



    Zeus - 

O deus supremo do mundo, o deus por excelência.

 Presidia aos fenômenos atmosféricos, recolhia e 
dispersava as nuvens, comandava as tempestades, 
criava os relâmpagos e o trovão e lançava a chuva com 
sua poderosa mão direita, à sua vontade, o raio 
destruidor; por outro lado mandava chuva benéfica para 
fecundar a terra e amadurecer os frutos. Chamado de o 
pai dos deuses, por que, apesar de ser o caçula de sua 
divina família, tinha autoridade sobre todos os deuses, 
dos quais era o chefe reconhecido por todos. Tinha o 
supremo governo do mundo e zelava pela ordem e da
 harmonia que reinava nas coisas. Depois de ter 
destronado o sei pai, dividiu com seus irmãos o domínio 
do mundo. Morava no Olimpo, quando sacudia a égide, 
o escudo formidável que lançava relâmpagos explodia a procela.

Zeus era filho mais jovem do casal de titãs Cronos e Rea. Casou-se com a deusa e irmã Hera (deusa do casamento). Porém, de acordo com a mitologia grega, teve várias amantes (deusas e mortais) e vários filhos destes relacionamentos. Os filhos mais conhecidos de Zeus são: Apolo (deus da medicina e da luz), Atenas (deusa da sabedoria e da estratégia), Hermes (deus do comércio e dos viajantes), Perséfone (deusa do mundo subterrâneo), Dionísio (deus do vinho) , Herácles (herói grego) , Helena (princesa grega) , Minos (rei de Creta) e Hefesto (deus do fogo).




   Poseídon - 



Na mitologia grega, Poseidon era o deus dos mares. Representado como um homem forte, com barbas e segurando sempre um tridente. Era filho do titã Cronos e Rea, irmão de Zeus (deus dos deuses) e de Hades (deus das almas dos mortos, do subterrâneo).
Depois que os Titãs foram derrotados por Zeus, na divisão do mundo coube-lhe a senhoria do mar e de todas as divindades marinhas. Tinha um palácio nas profundezas do mar, onde morava com sua esposa Anfiritre e seu filho Tritão. Sua arma era o tridente, com o qual levantava as ondas fragorosas, que engoliam as naus, e fazia estremecer o solo ou desperdiçar os recifes. Odiava Ulisses, por ele ter cegado o Ciclope Polifemo, seu filho. Foi inimigo de Tróia, depois que seu rei Laomendonte lhe negou a compensação pela construção das muralhas da cidade, ocasião em que mandou um monstro marinho para devorar Hesíon, filha do rei, que Héracles matou. Teve como Zeus, numerosos amores, todavia enquanto os filhos de Zeus eram heróis benfeitores, os de Poseidon eram geralmente gigantes malfazejos e violentos.

Poseidon aparece em vários mitos da Grécia Antiga. Num deles, disputou com a deusa Atena o controle da cidade-estado de Atenas, porém saiu derrotado. Num outro mito ajudou os gregos na Guerra de Tróia. Fez isto para se vingar do rei de Tróia que não havia lhe pagado pela construção do muro na cidade.


  Hades - 

Senhor do mortos e do reino subterrâneo. Acreditava-se que, com seu carro, viesse ao mundo para buscar as almas dos mortos. Possuía um capacete que o tornava invisível. Somente Hades tinha o poder de restituir a vida de um homem, porém, utilizou-se desse poder pouquíssimas vezes e, assim mesmo, a pedido da esposa. Era o deus das riquezas porque dominava nas profundezas da terra, de onde mandava prosperidade e fertilidade; era considerado um deus benéfico.

A passagem mitológica mais conhecida envolvendo o deus Hades é aquela em que ele rapta Perséfone, filha da deusa Deméter, para viver com ele no mundo subterrâneo, tornando-a sua esposa. Este mito é mais conhecido como o Rapto de Cora (como Perséfone era retratada na mitologia romana).
Hades era um deus que provocava muito medo na Grécia Antiga. Como estava relacionado com a morte, os gregos evitavam falar seu nome. De acordo com a mitologia grega, Hades era muito quieto, intimidativo e impiedoso. Não gostava de oferendas e sacrifícios. Também não costuma interferir nos assuntos terrenos.
Hades possuía um companheiro que era o seu cão Cérbero. De aspecto monstruoso, com várias cabeças, o cão era o responsável por guardar a entrada do reino dos mortos.



Então é isso galera, essa é a minha primeira postagem, queria pedir a voces dicas de como melhorar o blog, de que deve mudar, o que deve acrescentar e claro críticas serão bem vindas a qualquer momento, espero que voces tenham gostado de aprender um pouquinho mais sobre esse assunto.
Então é isso.

Até mais :3

Nenhum comentário:

Postar um comentário