Enjoy!
MEDUSA
A Medusa é uma figura do mundo mitológico da Grécia Antiga. Representada por uma mulher com enormes serpentes na cabeça, possuía também presas de bronze e asas de ouro. As lendas e mitos gregos contavam que ela tinha o poder de transformar em estátuas de pedra as pessoas que olhassem diretamente em seus olhos.Era uma das três irmãs górgonas, porém, ao contrário das outras duas (Euriále e Esteno), Medusa era mortal. Era filha de Ceto e Fórcis (divindades marinhas). Assim como suas outras duas irmãs, foi transformada em monstro pela deusa Atena. Na Grécia Antiga, quase todas as pessoas tinham muito medo da Medusa. De acordo com a mitologia, ela habitava o extremo ocidente da Grécia, em companhia de suas irmãs.Na mitologia grega, Medusa foi morta pelo herói Perseu. Usando seu escudo de bronze bem polido, olhou para ela através do reflexo para não ser transformado em pedra. Após decaptá-la, entregou a cabeça à deusa Atena, que a fixou ao seu escudo.
Ninfas
As Ninfas eram figuras mitológicas na Grécia Antiga. Eram espécies de deusas-espíritos da natureza. Os gregos acreditavam que elas habitavam os campos, lagos, montanhas e bosques, sendo responsáveis por levar alegria e felicidade para as pessoas. Representavam o dom de fertilidade da natureza. Muitas ninfas eram a personificação de características e qualidades de deusas e deuses gregos.Em grego a palavra ninfa (nimphe) possuía vários significados, entre eles, noiva e botão de rosa.Muitas ninfas eram aladas (possuíam asas). Hérmia era considerada, na mitologia grega, a deusa de todas as ninfas.Os gregos antigos prestavam muita devoção às ninfas, sendo comum as homenagens a estes seres mitológicos.
De acordo com o local onde habitavam, as ninfas recebiam diversas classificações:
- Efidríades: ninfas das águas
- Epigéias: ninfas da terra
- Náiades: ninfas das águas doces
- Oreádes: ninfas das montanhas
- Dríades: ninfas das florestas
- Alseídes: ninfas das flores
Sereias
Dotadas de um canto irresistível que atrai os marinheiros para a morte nas águas, as sereias são, originalmente na mitologia grega, seres mistos de aves e belas mulheres. Porém a palavra “sereia” nas línguas portuguesa, espanhola, francesa, italiana e algumas outras é a mesma usada para representar uma criatura fantástica metade peixe e metade mulher. Embora esta sereia tenha alguma similaridade em poderes com a sereia grega, é outra criatura e na arte grega era representada como uma ave com cabeça de mulher ou então como uma mulher com asas e pernas de pássaro. Uma de suas possíveis origens é que eram companheiras de Perséfone, e que ganharam as asas pelo poder da deusa Deméter, para que a ajudassem a procurar pela filha, quando esta foi raptada por Hades.
Harpias
Já as harpias eram muitas vezes representadas ou descritas como sendo horrendas e violentas, mas eram também representadas como aves com cabeças femininas ou torso ferminino. Em algumas fontes as harpias eram três: Aelo, Ocípete e Celeno.
Responsáveis por punir Fineu, que abusou do dom da profecia concedido por Zeus, roubando toda comida dele antes que ele pudesse consumi-la, ou sujando e estragando qualquer resto que ele pudesse encontrar. Foram encontradas pelos argonautas, que com o heroísmo dos boréades, guerreiros alados, conseguiram espantar as harpias e libertar Fineu. Porém como eram irmãs de Íris, divindade do arco celeste de mesmo nome, foram poupadas por pedido da mesma.
As harpias fizeram parte também da obra Eneida, aonde aparecem para os troianos com maus presságios durante um banquete, em que roubam a comida. Aparecem ainda no Inferno de Dante (parte da Divina Comédia), aonde fazem parte da punição dada aos suicidas, fazendo ninhos nas árvores que aprisionam as almas dos suicidas.
Então é isso galera espero que tenham gostado da postagem de hoje, agora somente no sabado trarei provavalmente uma matéria bastante legal sobres os Heróis ou Semi-deuses como tambem sao conhecidos que fizeram atos inacreditáveis segundo a mitologia grega, espero que tenham gostado dessa.
Ah! Não se esqueça de curtir a nossa página do facebook, e clica aqui em baixo no +1G que ajuda bastante na divulgação do blog. Obrigado . Até mais