Páginas

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Heróis Gregos


Eae jovens guerreiros estao prontos para mais uma batalha? Bom, trago para voces hoje os Hérois da mitologia grega, alguns são bastante famosos, quem nunca ouviu falar em Aquiles, Hercules ? Então aproveitem e nao esqueça de dá +1 na postagem e curtir a página do facebook

Na mitologia grega, os heróis (semi-deuses) eram personagem que estavam numa posição intermediária entre os homens e os deuses gregos. Possuíam poderes especiais superiores aos dos humanos (força, inteligência, velocidade), porém eram mortais. De acordo com a mitologia grega, os heróis eram filhos de deuses com seres humanos.
Os heróis aparecem em várias histórias mitológicas da Grécia Antiga. Utilizando suas capacidades especiais, são capazes de vencer monstros, combater vários guerreiros inimigos e atuar em missões que seriam impossíveis aos mortais. Por outro lado, os heróis apresentavam alguns defeitos humanos (psicológicos e corporais). 

      Aquíles

Aquiles é um dos mais famosos heróis gregos. Filho de Tétis (deusa grega do mar) e Peleu (rei dos mirmidões), teve seu principal momento no cerco à cidade de Tróia. Participou junto com outros heróis e príncipes da Grécia de várias batalhas. 
Tornou-se famoso por sua bravura e força.Conta a mitologia grega que a mãe mergulhou Aquiles, recém-nascido, nas águas do Estige (rio que dava sete voltas no inferno). Este fato tornou o filho invulnerável, salvo pelo calcanhar que não foi banhado, pois a mãe o segurava por esta parte do corpo.Para vingar a morte de Pátroclo, seu amigo, que sucumbira às mãos de Heitor, matou este último, mas foi mortalmente ferido no calcanhar por uma flecha envenenada arremessada por Paris. Este fato ocorreu durante a Guerra de Tróia, que foi retrata na Ilíada de Homero.



 Curiosidade- A expressão “calcanhar de Aquiles” é utilizada até os dias de hoje para representar o ponto fraco e vulnerável de uma pessoa ou de uma instituição.
      

       Hercules

 A força física era a principal qualidade deste herói. Suas façanhas estão presentes nas histórias sobre os Doze Trabalhos de Hércules. Derrotou monstros e cumpriu vários desafios que seriam impossíveis para os humanos. Era filho de Zeus e Alcmena.

       Perseu

 Foi o herói que conseguiu decapitar a Medusa no seu jardim encantado, repleto de estátuas no local. Após derrotá-la Perseu rouba a cabeça da Medusa para poder usar os poderes dos olhos delas no futuro.

                     

      Teseu

 Venceu o Minotauro no labirinto de Creta, com ajuda de um fio de linha dado pela deusa Atena para marcar seu caminho de volta, com o objetivo de resgatar as crianças que eram dada ao minotauro como oferenda.

                      

Então é isso galera espero que tenham gostado da postagem de hoje, por favor se puderem divulgem o blog para seus amigos para que o blog cresca cada vez mais .
Ah! Sabado vem Sátiros, Ciclopes e Gigantes :D


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Criaturas mitologicas parte 2

Eae jovens guerreiros estão prontos para a proxima batalha? Trago para voces hoje a continuação da materia da semana passada, explicando mais cada uma de conhecidas criaturas mitologicas da mitologia, hoje irei apresentá-los as ''mulheres'' dessa mitologia. Aqui vai !
Enjoy!

    MEDUSA

A Medusa é uma figura do mundo mitológico da Grécia Antiga. Representada por uma mulher com enormes serpentes na cabeça, possuía também presas de bronze e asas de ouro. As lendas e mitos gregos contavam que ela tinha o poder de transformar em estátuas de pedra as pessoas que olhassem diretamente em seus olhos.Era uma das três irmãs górgonas, porém, ao contrário das outras duas (Euriále e Esteno), Medusa era mortal. Era filha de Ceto e Fórcis (divindades marinhas). Assim como suas outras duas irmãs, foi transformada em monstro pela deusa Atena. Na Grécia Antiga, quase todas as pessoas tinham muito medo da Medusa. De acordo com a mitologia, ela habitava o extremo ocidente da Grécia, em companhia de suas irmãs.

Na mitologia grega, Medusa foi morta pelo herói Perseu. Usando seu escudo de bronze bem polido, olhou para ela através do reflexo para não ser transformado em pedra. Após decaptá-la, entregou a cabeça à deusa Atena, que a fixou ao seu escudo.



   Ninfas

As Ninfas eram figuras mitológicas na Grécia Antiga. Eram espécies de deusas-espíritos da natureza. Os gregos acreditavam que elas habitavam os campos, lagos, montanhas e bosques, sendo responsáveis por levar alegria e felicidade para as pessoas. Representavam o dom de fertilidade da natureza. Muitas ninfas eram a personificação de características e qualidades de deusas e deuses gregos.Em grego a palavra ninfa (nimphe) possuía vários significados, entre eles, noiva e botão de rosa.Muitas ninfas eram aladas (possuíam asas). Hérmia era considerada, na mitologia grega, a deusa de todas as ninfas.Os gregos antigos prestavam muita devoção às ninfas, sendo comum as homenagens a estes seres mitológicos.


De acordo com o local onde habitavam, as ninfas recebiam diversas classificações:
- Efidríades: ninfas das águas
- Epigéias: ninfas da terra
- Náiades: ninfas das águas doces
- Oreádes: ninfas das montanhas
- Dríades: ninfas das florestas
- Alseídes: ninfas das flores



     Sereias

Dotadas de um canto irresistível que atrai os marinheiros para a morte nas águas, as sereias são, originalmente na mitologia grega, seres mistos de aves e belas mulheres. Porém a palavra “sereia” nas línguas portuguesa, espanhola, francesa, italiana e algumas outras é a mesma usada para representar uma criatura fantástica metade peixe e metade mulher. Embora esta sereia tenha alguma similaridade em poderes com a sereia grega, é outra criatura e na arte grega era representada como uma ave com cabeça de mulher ou então como uma mulher com asas e pernas de pássaro. Uma de suas possíveis origens é que eram companheiras de Perséfone, e que ganharam as asas pelo poder da deusa Deméter, para que a ajudassem a procurar pela filha, quando esta foi raptada por Hades.





    Harpias

Já as harpias eram muitas vezes representadas ou descritas como sendo horrendas e violentas, mas eram também representadas como aves com cabeças femininas ou torso ferminino. Em algumas fontes as harpias eram três: Aelo, Ocípete e Celeno.
Responsáveis por punir Fineu, que abusou do dom da profecia concedido por Zeus, roubando toda comida dele antes que ele pudesse consumi-la, ou sujando e estragando qualquer resto que ele pudesse encontrar. Foram encontradas pelos argonautas, que com o heroísmo dos boréades, guerreiros alados, conseguiram espantar as harpias e libertar Fineu. Porém como eram irmãs de Íris, divindade do arco celeste de mesmo nome, foram poupadas por pedido da mesma.
As harpias fizeram parte também da obra Eneida, aonde aparecem para os troianos com maus presságios durante um banquete, em que roubam a comida. Aparecem ainda no Inferno de Dante (parte da Divina Comédia), aonde fazem parte da punição dada aos suicidas, fazendo ninhos nas árvores que aprisionam as almas dos suicidas.


Então é isso galera espero que tenham gostado da postagem de hoje, agora somente no sabado trarei provavalmente uma matéria bastante legal sobres os Heróis ou Semi-deuses como tambem sao conhecidos que fizeram atos inacreditáveis segundo a mitologia grega, espero que tenham gostado dessa.
Ah! Não se esqueça de curtir a nossa página do facebook, e clica aqui em baixo no +1G que ajuda bastante na divulgação do blog. Obrigado . Até mais


sábado, 24 de novembro de 2012

Alguns seres da mitologia



Eae jovens guerreiros prontos ? Ae amigos mitológicos, trago para voces hoje uma pequena biografia de algumas criaturas conhecidas. que são meio feras e concerteza voce já ouviu falar ou viu em algum filme sobre mitologia.  Espero que gostem.
Enjoy!

- MINOTAURO

É um dos mitos mais conhecidos e já foi tema de filmes, desenhos animados, peças de teatro, jogos etc. Esse monstro tinha corpo de homem e cabeça de touro. Forte e feroz, habitava um labirinto na ilha de Creta. Alimentava-se de sete rapazes e sete moças gregas, que deveriam ser enviadas pelo rei Egeu ao Rei Minos, que os enviavam ao labirinto. Muitos gregos tentaram matar o minotauro, porém acabavam se perdendo no labirinto ou mortos pelo monstro. Certo dia, o rei Egeu resolveu enviar para a ilha de Creta seu filho, Teseu, que deveria matar o minotauro. Teseu recebeu da filha do rei de Creta, Ariadne, um novelo de lã e uma espada. O herói entrou no labirinto, matou o Minotauro com um golpe de espada e saiu usando o fio de lã que havia marcado todo o caminho percorrido.

- Centauro

Na mitologia grega, os centauros eram seres mitológicos com corpo de cavalo e tronco e cabeça de ser humano. Viviam nas montanhas da Tessália (região central do território grego) e nos bosques das planícies da Arcádia (região central da Península do Peloponeso).Eram filhos de Ixíon (rei dos Lápitas) e Néfele (deusa das nuvens). 
Os centauros eram seres dotados de muita força física. Eram espécies de monstros, porém com algumas características humanas. De acordo com o imaginário mítico dos gregos antigos, a parte inferior dos centauros (cavalo) era a responsável pela força física, brutalidade e impulsos sexuais. Já a parte humana era mais racional, com capacidade de analisar e refletir. Portanto, eram seres que representavam conflitos típicos dos seres humanos: razão, emoção e violência.
 Aparecem em vários mitos e lendas, quase sempre associados a fatos envolvendo atos violentos e bárbaros.


- Quimera

A quimera é uma figura mitológica que surgiu na Grécia Antiga, por volta do século VII a.C. Era representada, principalmente, por uma mistura entre o corpo de leão e de cabra. De acordo com a mitologia da Grécia, a quimera era uma espécie de fera que soltava fogo pelas ventas.
 Fazia parte do imaginário popular da Grécia Antiga e era temida pelas pessoas. Os gregos acreditavam que este monstro vagava soltando fogo pelas regiões, destruindo cidades e matando rebanhos de animais. 

De acordo com alguns mitos gregos, a Quimera surgiu da união entre Equidna (monstro com corpo de mulher e calda de serpente) e Tifão (deus dos vendavais) e   foi destruída pelo herói grego Belerofonte com a ajuda de seu cavalo alado Pégaso.



Então é isso galera, espero que tenham gostado dessa matéria, quarta-feira trago mais uma matéria interessante para voces, hoje foram os seres ''feras'', na proxima semana será as ''garotas'' da mitologia grega. 
E não esqueçam de curtir a pagina do facebook, logo ali do lado e dá um +G, aqui em baixo da postagem que ajuda na divulgação do blog no google ,
Até mais.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Tres irmãos deuses.

Estão prontos jovens guerreiros? Trago para vocês a primeira postagem de muitas se DEUS quiser do blog, postarei aqui geralmente nas segunda e nas sextas de cada semana, um assunto ou uma biografia de cada integrante da mitologia grega.
Hoje começaremos com 3 deuses, mais não 3 deuses comum são os DEUSES! Os mais conhecidos, os mais fortes, os 3 irmãos são eles ZEUS - Rei dos Deuses , Poseidon - Deus dos Mares , Hades - Deus dos Mortos.
Trago uma pequena biografia de cada um deles .



    Zeus - 

O deus supremo do mundo, o deus por excelência.

 Presidia aos fenômenos atmosféricos, recolhia e 
dispersava as nuvens, comandava as tempestades, 
criava os relâmpagos e o trovão e lançava a chuva com 
sua poderosa mão direita, à sua vontade, o raio 
destruidor; por outro lado mandava chuva benéfica para 
fecundar a terra e amadurecer os frutos. Chamado de o 
pai dos deuses, por que, apesar de ser o caçula de sua 
divina família, tinha autoridade sobre todos os deuses, 
dos quais era o chefe reconhecido por todos. Tinha o 
supremo governo do mundo e zelava pela ordem e da
 harmonia que reinava nas coisas. Depois de ter 
destronado o sei pai, dividiu com seus irmãos o domínio 
do mundo. Morava no Olimpo, quando sacudia a égide, 
o escudo formidável que lançava relâmpagos explodia a procela.

Zeus era filho mais jovem do casal de titãs Cronos e Rea. Casou-se com a deusa e irmã Hera (deusa do casamento). Porém, de acordo com a mitologia grega, teve várias amantes (deusas e mortais) e vários filhos destes relacionamentos. Os filhos mais conhecidos de Zeus são: Apolo (deus da medicina e da luz), Atenas (deusa da sabedoria e da estratégia), Hermes (deus do comércio e dos viajantes), Perséfone (deusa do mundo subterrâneo), Dionísio (deus do vinho) , Herácles (herói grego) , Helena (princesa grega) , Minos (rei de Creta) e Hefesto (deus do fogo).




   Poseídon - 



Na mitologia grega, Poseidon era o deus dos mares. Representado como um homem forte, com barbas e segurando sempre um tridente. Era filho do titã Cronos e Rea, irmão de Zeus (deus dos deuses) e de Hades (deus das almas dos mortos, do subterrâneo).
Depois que os Titãs foram derrotados por Zeus, na divisão do mundo coube-lhe a senhoria do mar e de todas as divindades marinhas. Tinha um palácio nas profundezas do mar, onde morava com sua esposa Anfiritre e seu filho Tritão. Sua arma era o tridente, com o qual levantava as ondas fragorosas, que engoliam as naus, e fazia estremecer o solo ou desperdiçar os recifes. Odiava Ulisses, por ele ter cegado o Ciclope Polifemo, seu filho. Foi inimigo de Tróia, depois que seu rei Laomendonte lhe negou a compensação pela construção das muralhas da cidade, ocasião em que mandou um monstro marinho para devorar Hesíon, filha do rei, que Héracles matou. Teve como Zeus, numerosos amores, todavia enquanto os filhos de Zeus eram heróis benfeitores, os de Poseidon eram geralmente gigantes malfazejos e violentos.

Poseidon aparece em vários mitos da Grécia Antiga. Num deles, disputou com a deusa Atena o controle da cidade-estado de Atenas, porém saiu derrotado. Num outro mito ajudou os gregos na Guerra de Tróia. Fez isto para se vingar do rei de Tróia que não havia lhe pagado pela construção do muro na cidade.


  Hades - 

Senhor do mortos e do reino subterrâneo. Acreditava-se que, com seu carro, viesse ao mundo para buscar as almas dos mortos. Possuía um capacete que o tornava invisível. Somente Hades tinha o poder de restituir a vida de um homem, porém, utilizou-se desse poder pouquíssimas vezes e, assim mesmo, a pedido da esposa. Era o deus das riquezas porque dominava nas profundezas da terra, de onde mandava prosperidade e fertilidade; era considerado um deus benéfico.

A passagem mitológica mais conhecida envolvendo o deus Hades é aquela em que ele rapta Perséfone, filha da deusa Deméter, para viver com ele no mundo subterrâneo, tornando-a sua esposa. Este mito é mais conhecido como o Rapto de Cora (como Perséfone era retratada na mitologia romana).
Hades era um deus que provocava muito medo na Grécia Antiga. Como estava relacionado com a morte, os gregos evitavam falar seu nome. De acordo com a mitologia grega, Hades era muito quieto, intimidativo e impiedoso. Não gostava de oferendas e sacrifícios. Também não costuma interferir nos assuntos terrenos.
Hades possuía um companheiro que era o seu cão Cérbero. De aspecto monstruoso, com várias cabeças, o cão era o responsável por guardar a entrada do reino dos mortos.



Então é isso galera, essa é a minha primeira postagem, queria pedir a voces dicas de como melhorar o blog, de que deve mudar, o que deve acrescentar e claro críticas serão bem vindas a qualquer momento, espero que voces tenham gostado de aprender um pouquinho mais sobre esse assunto.
Então é isso.

Até mais :3

Início de uma Era.

Jovens guerreiros estão prontos ? Olá galera, meu nome é Lukas Gaspar ( Apelido ), tive a idéia de criar esse blog devido ao pedido do meu amigo Alex Lima dono do blog (http://jovemlobo.blogspot.com.br/ ) bem foda né ? Meu objetivo aqui é trazer para vocês a história mais detalhada e explicada da MITOLOGIA GREGA, como de personagens conhecido de voces leitores exemplo :
Zeus , Poseidon , Hades , Medusa , Minotauro e tantos outros que fazem parte dessa história que eu amo e admiro tanto, que você concerteza deve se interessar bastante por esse tema que é muito usado em filmes como : Percy Jackson - O ladrão de raios , A Furia dos Titãs 1 e 2 e tantos outros, e jogos muito famosos no mundo dos games, esse concerteza voce já jogou e delirou com a história e graficos GOD OF WAR.
Estarei trazendo a biografia de cada personagem dessa mitologia sendo do reles guerreiro da guerra até os deuses do Olimpo e os grandes e poderosos Titãs.
Espero que curtam !